Nesta quarta-feira (3/12), o Prêmio Innovare 2025 anunciou os finalistas e vencedores das seis categorias durante cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF).
Nesta edição, a iniciativa do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Augusto Pires Brandão, com auxílio dos juízes federais Hugo Leonardo Abas Frazão e George Ribeiro da Silva e de outros magistrados, A Praça de Justiça e Cidadania em Alcântara: uma Solução multi-institucional para o caso “Comunidades Quilombolas de Alcântara vs. Brasil”, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA), foi homenageada na categoria Juiz.
A prática teve como objetivo resolver o conflito fundiário secular e as graves violações de direitos humanos das 152 comunidades quilombolas do Maranhão, agravadas pela instalação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Em 2025, o Innovare e o Datafolha visitaram 702 práticas em todo o país, avaliadas posteriormente pela Comissão Julgadora. Nove estados tiveram práticas contempladas: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Ceará, Mato Grosso e o Distrito Federal.

